Energia Biomassa

A biomassa resulta do aproveitamento da matéria vegetal viva (resíduos de culturas agrícolas, explorações pecuárias, detritos das florestas, etc.), obtendo-se vapor através da queima em caldeiras com água, que pode produzir energia eléctrica.


A fileira da biomassa deve ser encarada como uma área estratégica de interesse nacional que merece um planeamento global integrado, de forma a garantir o seu devido escoamento, incluindo os usos para fins energéticos, numa posição de equilíbrio entre a oferta e a procura deste tipo de resíduos.

Convirá desde já estabelecer uma distinção entre a biomassa proveniente da agricultura, da pecuária, do sector urbano e da floresta em Portugal, face às diferentes estratégias – ou à sua inexistência actual – no que concerne à sua consideração como combustíveis endógenos e alternativos, capazes de minorar o efeito de estufa e, simultaneamente, diminuir a aquisição ao exterior dos combustíveis fósseis utilizados.

Note-se a importância da biomassa florestal, em que 38% da área do território nacional é coberto pela floresta, levando à disponibilidade de materiais ligno-celulósicos directamente da sua gestão e, ainda, os resíduos e desperdícios obtidos do sector de transformação da madeira que não possam ser sujeitos a outro tipo de valorização.

3 comentários:

Anónimo disse...

curiosidades muito boas, gostei imenso.

Anónimo disse...

COMO EU FASSO PARA FAZER UM GERADOR

Anónimo disse...

Adorei o blog.
E gostaria de obter ajuda pois preciso montar um mini gerador de energia a partir da biomassa, será que poderiam e ajudar dando mais informações a respeito?
desde ja obrigada