Energia hidroeléctrica

Introdução

Nome que se dá à corrente eléctrica industrial que se destina à iluminação, à impulsão de motores, produção de calor, etc. Em geral é obtida em centrais hidroeléctricas, aproveitando as diferenças do nível da água, ou em centrais térmicas, mediante a utilização de um combustível adequado.


Como funciona?
A energia primária da hidroeléctrica é a energia potencial gravítica da água contida numa represa elevada. Antes de se tornar energia eléctrica, a energia primária deve ser convertida em energia cinética de rotação. O dispositivo que realiza essa transformação é a turbina. Esta consiste basicamente numa roda com de pás, que é posta em rápida rotação ao receber uma massa de água. O último elemento desta cadeia de transformações é o gerador, que converte o movimento rotatório da turbina em energia eléctrica.

Ponto de situação


Até esta publicação temos mostrado uma visão geral do nosso trabalho bem como componentes complementares ao projecto.Nas próximas publicações vamos referir a importância e a função de cada uma das energias renováveis.

P.S.- poderá existir mais que uma publicação de uma fonte de energia visto que existe mais que um elemento no grupo.

Tiago Cairrão