Questionário Do Projecto


Se possível gostaríamos que também participasses no nosso questionário, copia, responde e manda as respostas para o nosso e-mail.


Idade: ___ Sexo: M  F 


1. Sabes o que são energias renováveis?

Sim  Não 

2. O que pensas dessas energias?

são prejudiciais 
não são prejudiciais 
são rentáveis
não são rentáveis

3. Achas que as energias renováveis têm futuro em Portugal?

Sim Não Talvez Não sei

4. Achas que se deveria apostar mais nas energias renováveis?

Sim Não Talvez Não sei

5. Qual achas que é a energia renovável mais utilizada em Portugal? Classifica de 1 a 5, sendo 1 a menos utilizada e 5 a mais utilizada.

Hidráulica
Solar
Biomassa
Geotérmica
Ondas
Mar
Eólica

6. Achas que a utilização de energias renováveis ainda sai cara?
Sim Não

7. Para ti qual das energias renováveis seria mais rentável em Portugal?

Hidráulica
Solar
Biomassa
Geotérmica
Ondas
Mar
Eólica

8. Já utilizaste alguma vez uma ou mais energias renováveis?

Sim Não Qual?_________

9. Qual a energia renovável de que mais ouves falar? Classifica de 1 a 5, sendo 1 a menos conhecida e 5 a mais conhecida.

Hidráulica
Solar
Biomassa
Geotérmica
Ondas
Mar
Eólica

10. Conheces os impactos ambientais provocados pela utilização dessas energias?

Sim Não


Agradecemos a vossa colaboração,

Equipa EnergiasAP
Área Projecto 07/08

A maior barragem do Mundo

A Barragem das Três Gargandas (Three Gorge) é a maior central hidroeléctrica do mundo, construída no Rio Yangtzé, o maior da China. A obra foi concluída em 20 de maio de 2006, seis meses antes do prazo previsto. Foi aplicado um rígido controlo de qualidade, para garantir que a obra não tenha nenhum risco na sua futura operação. A obra das Três Gargantas tem como função a prevenção de enchentes, a geração de energia e aumentar a facilidade do transporte fluvial, e por isso ela desempenha um papel importante no desenvolvimento sócio-económico da China.



A construção da Barragem das Três Gargantas foi iniciada em 1993, e até fins de 2004, quatro turbinas entraram em funcionamento. Em 2009, com 26 turbinas instaladas, a capacidade da barragem deverá ser de 18.200 megawatts, e ultrapassará a potência de Itaipu (Brasil), até então a maior barragem hidroeléctrica em potência instalada no mundo. O descarregador está projectado para 116110 m³/s e vai ser, junto com o da Central Hidroeléctrica de Tucuruí, no rio Tocantins, o maior do mundo em vazão


Entre todas as medidas para garantir a qualidade da obra, o mais importante é a instituição supervisora independente. Xu Chunyun, engenheiro que trabalha numa entidade de supervisão disse: “Colocamos no máximo 293 supervisores no estaleiro da obra, que trabalham 24 horas por dia, assegurando que há sempre um supervisor acompanhando o processo de construção.” Além disso, há quatro auditoras chinesas de prestígio trabalhando no sector, e outras empresas estrangeiras, entre elas a Electricite de France, o Bureau Veritas e a Empresa Spie, também da França e a empresa Americana Harza.




A barragem que controlará uma área da drenagem de 1 milhão km², com um caudal anual médio de 451 biliões de m³. O vale aberto no local da barragem, com granito duro e completo como o bedrock, forneceu as circunstâncias topográficas e geológicas favoráveis para a construção da barragem.
Embora o reservatório não seja o que tem a maior capacidade do mundo, sua capacidade reserva de controlo da inundação pode ajudar cortar o pico da inundação em um caudal de 27.000 a 33.000 m3/s, o maor para um projecto do conservação de água no mundo. A barragem é capaz de impedir inundações ocorridas a cada 100 anos. Assim 15 milhão pessoas e 1.5 milhão hectares da terra na planície de Jianghan são aliviados das ameaças da inundação.

A construção do corpo principal do complexo do reservatório da água de Three Gorge inclui o seguinte trabalho:
escavação da rocha e terra com um volume 102.83 milhões m³;
colocação de betão com volume de 27.94 milhão m³;
reenchimento da rocha e terra com um volume de 31.98 milhão m³;
instalação da estrutura de metal com o peso de 256500 toneladas;
instalação de vinte e seis do unidades geradores de energia com 700 MW (não incluindo as seis unidades 700MW na central geradora no subterrâneo do banco direito sob a construção).