Relação entre tensão, intensidade da corrente e resistênsia eléctrica

Para melhor entendimento da relação entre estas três grandezas, podemos comparar a corrente eléctrica o movimento de electrões ao longo do fio condutor, com o movimento da água entre dois depósitos ligados por tubos.

Num circuito fechado com uma bomba mantemos o desnível de água entre os dois depósitos.
A bomba exerce pressão sobre a água para que ela circule num movimento contínuo, mantendo a diferença de nível de água dos depósitos.
A esta diferença de nível (h) chama-se diferença de potencial, também conhecida por tensão (u).

Continuando com a comparação, se duplicássemos a quantidade de água nos depósitos, a pressão da água também duplicava, sendo projectada pelos tubos com maior intensidade.

A intensidade da corrente (1) eléctrica está ligada à diferença de potencial, isto é, quanto maior for o fluxo de electrões que atravessa o fio condutor, mais intensa será a corrente.

Se a secção dos tubos que ligam os depósitos fosse maior, deixaria passar mais água. Tal como um tubo de água mais largo deixa correr água mais facilmente, também um condutor mais grosso permite uma passagem mais fácil de electrões. A maior ou menor dificuldade que os electrões encontram no seu percurso designa-se resistência eléctrica (R).

0 comentários: