Governo português aposta na energia hídrica


Um total de dez barragens e um investimento de mais de 1 milhões de euros até 2020. Um aumento da capacidade hídrica de mais 1100 megawatts e a redução da dependência energética de Portugal em relação aos combustíveis fósseis. O Plano Nacional de Barragens foi apresentado e deixou as autarquias, as empresas e os especialistas divididos...
O Governo elegeu a energia hídrica como uma das prioridades para o setor energético, uma vez que Portugal tem atualmente 54% do seu potencial hídrico por aproveitar. Até 2010, com a duplicação da central do Alqueva e os reforços de potência do Picote e da Bemposta, Portugal deverá atingir os 5575 MW de capacidade instalada. O objetivo é alcançar os 7000 MW em 2020, aproveitando 67% do potencial hídrico do país, à semelhança dos países de topo da União Européia como a Suécia e a Áustria.
Com os reforços de Picote, Bemposta e Alqueva e a construção da barragem de Baixo Sabor, este ano vão ser lançados projetos hídricos com capacidade para 2000 megawatts. “Em outras palavras, serão lançados mais projetos este ano do que nos últimos 20 anos”, afirmou o Ministro da Economia, Manuel Pinho, na apresentação do Plano Nacional de Barragens. O objetivo do Governo com este Plano “é o de colocar Portugal no 3.o lugar na Europa em termos de energias renováveis, depois da Suécia e da Áustria”.

Tiago Cairrão

0 comentários: