Energia Eólica


Desde os tempos mais remotos que o homem tira partido da energia eólica, é usada com simplicidade e com naturalidade, tanta que por vezes não lhe damos o devido valor.

O nome energia eólica provem latim aeolicus, ou seja pertencente ou relativo a
Éolo, deus dos ventos na
mitologia grega portanto relativo ao vento.

Antigamente as pessoas usavam o vento para viajar, o único meio conhecido era o barco e usufruíam do vento que soprava nas velas e fazia o barco andar. Mais tarde, não muito, começou a ser usado em modo de moinhos que eram usados para moer a farinha e fazer o pão. Aqui a energia eólica era transformada em energia mecânica.

Actualmente usamos o vento muito mais intensivamente, usa-se para mover aerogeradores (grandes turbinas colocadas em lugares de muito vento) Esse movimento, através de um gerador, produz energia eléctrica. Apesar da abundância de vento, esta energia é muito pouco rentável por isso tem de se utilizar parques eólicos (grandes concentrações de aerogeradores).

Quando exposto a uma grande quantidade de vento, um aerogerador produz corrente alternada que depois de rectificada é usada para carregar baterias e posteriormente convertida em corrente alterna. Tal como a energia solar, a energia eólica é uma energia limpa pode ser rapidamente utilizada em casa.

Produção de energia

A energia cinética pode ser transformada em:
Energia mecânica através de aeromotores
Energia eléctrica através de turbinas eólicas ou aerogeradores

Fórmula da potencia do vento que passa perpendicularmente á zona circular –
P = ½ ρ v³ Π r²



Em que:
P – Potencia média do vento – (w)
ρ(rho) – densidade do ar seco – 1.225 kg/m³
v – velocidade média do vento (m/s)
π(pi) – 3.14159265
r – raio do motor (m)

1 comentários:

Anónimo disse...

texto muito bom e imagens apelativas =)